top of page

Resenha À Sombra da Lua


À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Editora Rocco 288p. Nota 3.5 / 5 O livro À Sombra da Lua nos leva a uma viagem entre os séculos XIX e início do século XX, em um pequeno vilarejo no interior de São Paulo, Vila Socorro que sofria com a violência que abatera a cidade nas últimas décadas. A pequena Vila, que em sua placa de boas-vindas exibia o número atual de habitantes, há décadas vinha sofrendo alterações regulares. Todos os meses algum morador tinha em seu destino uma morte trágica e sanguinolenta. Em algum momento depois que o sol se despedia e o negro da noite cobria o céu algum morador era acometido por uma morte terrivelmente assustadora e violenta. A vítima era encontrada muitas vezes esquartejada e com uma enorme ferida no pescoço lembrando uma mordida brutal, com suas vísceras comidas e os restos misturados ao cenário macabro em que a morte se dera.

Após uma nova vítima ser encontrada os moradores de Vila Socorro (boa parte deles descendentes de imigrantes italianos) estavam impacientes e raivosos, todos esperavam uma solução do alcaide (algo semelhante ao prefeito) da Vila, pois muitos filhos, pais e maridos já haviam sido mortos, todos da Vila tinham algum parente ou conhecido que havia sido morto.

Sem condições de lidar sozinho com a população, o alcaide Ronaldo formara um grupo para ajudar na resolução dos assassinatos. Entre eles estavam, Carlos George um ex - proprietário de escravos e maior latifundiário da região. Dário Bastos o médico local responsável pelas autopsias e o Padre Antônio.

Todos procuravam entender e davam palpites sobre o que estava acontecendo na Vila, inclusive um senhor misterioso que tinham crenças que não seriam ouvidas sem ser motivo de chacota. O velho Valêncio acreditava que algo muito maior estava envolvido nas mortes, um ser demoníaco atacava as vítimas, em seus estudos era retratado como uma alma aprisionada em uma maldição que fazia com que o amaldiçoado assumisse a forma de lobo terrivelmente feroz.

Atitudes erradas são tomadas...As mortes continuam seguindo o mesmo padrão...O medo toma conta...Uma ajuda de longe é convocada...Grupos de caça são formados...Um amor proibido floresce...Um casamento arranjado é capaz de trazer ainda mais desgraça e sofrimento...Há ainda o mistério da casa da floresta... Em À Sombra da Lua ninguém é poupado, nem mesmo os apaixonados, velhos, mulheres e crianças. Nós leitores não seremos poupados de uma leitura repleta de sangue!!

bottom of page